Citroën, fundada pelo engenheiro “Andre Gustave Citroën” (Paris 1878-1935), produziu armamentos para a França durante a Primeira Guerra Mundial.
APÓS A GUERRA ELE TINHA A FÁBRICA E NENHUM PRODUTO
Então, em 1919 começou a produzir automóveis, começando com o modelo convencional “Type A”
O símbolo da companhia, ainda usado até hoje, é o “double chevron”, referenciando o trabalho anterior da Citroën a engrenagem ou hélice helicoidal. Os dois ‘V’s invertidos, conhecidos na França como “Deux Chevron” ou “Duplo Chevron”, simbolizam a engrenagem bihelicoidal.
De forma a atrair atenção para os seus veículos de todo o terreno, lançados em 1922, André Citroën organizou uma expedição ao Deserto do Saara “Touggourt-Timbuctoo-Touggourt” , de 17 de dezembro de 1922 a 7 de março de 1923.
O “Escaravelho de Ouro” emocionou o mundo em 1922, trata-se do Citroën B2 modelo K1, que foi o primeiro carro a cruzar o Deserto do Saara, em dezembro de 1922. Estava à cabeça de uma expedição iniciada por André Citroën e comandada por George-Marie Haardt e Louis Audouin-Dubreuil.
Este sucesso foi seguido pela expedição “Croisière Noire”, que atravessou o Continente Africano, desde o norte até ao sul, começando em Colomb-Béchar e acabando na Cidade do Cabo, entre 28 de outubro de 1924 e 26 de junho de 1925.
A grande expedição, no entanto, seria feita no início da década de 30 pela Ásia Central. A Travessia Amarela teve 315 dias de duração, passando por 12 mil km e cruzando o Líbano, Iraque, Irã, Afeganistão, Tadjiquistão, Mongólia, Nepal e China. Os carros passaram por encostas estreitas do Himalaia, a 4.500 metros de altitude.
Forneceu também cinco veículos à expedição Croisière Blanche, organizada de 4 de julho a 24 de outubro de 1934, nas Montanhas Rochosas do Canadá.
Em 1928, Citroën introduziu o primeiro veículo totalmente em metal na Europa.
Em 1934 a Citroën apresenta o “Type 7”, um carro alinhando inovação e segurança, conforto e performance. O novo veículo revoluciona a indústria automotiva com tração dianteira, unificação da carroceria toda em aço, freios hidráulicos nas quatro rodas, suspensão independente, motor MFP com válvulas no cabeçote e cilindros removíveis.
- Citroën Type 7 1934
A Citroën lançou no Salão de Paris em 1948 o “2CV” (dois cavalos na língua portuguesa) . Este carro tornou-se aos franceses do mundo rural um substituto motorizado do cavalo, manteve-se em produção praticamente sem alterações até 1990.
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A “Citroën H Van, Citroën Tipo H, Citroën H-Type ou Citroën HY” era um caminhão leve, ou van de entrega produzido pela Citroën entre 1947 e 1981. Foi desenvolvido como uma simples van impulsionada pela roda da frente, num total de 473.289 produzidas, em 34 anos. A maioria vendidos na França, Bélgica e Holanda.
O ano de 1955 assistiu à introdução do “Citroën DS”, foi o primeiro modelo a introduzir o Sistema Hidropneumatica, e o primeiro carro produzido em série com freios a disco.
Em 1963 a Citroën tomou posse da marca francesa “Panhard” no intuito de utilizar a sua experiência nos modelos de tamanho médio, de modo a completar a sua gama de carros.
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5 de março de 2018 at 15:06
Excelente Marcus. Parabéns!
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