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Carros tunados ou Tuning

expressão inglesa traduzida como afinação, otimização ou personalização, também  Car tuning (afinação/personalização de carros) é um passa tempo que consiste em alterar as características de um automóvel a um nível de personalização extrema. No contexto costuma-se imprimir no automóvel um pouco da personalidade do seu dono; está sendo muito usado para agregar valor desportivo aos carros, tornando-se assim, a arte de dar ao carro mais performance, mais segurança, mais beleza, tornando-o diferente e único.

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O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneu, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape, áudio. Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro “de série” em algo exclusivo.

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O tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro.

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Antes da estreia do filme “Velozes e Furiosos” em 2001, o grande foco eram as competições de som automotivo, sendo a principal tendência para aqueles que se interessavam por veículos personalizados.

Gradativamente, essa tendência foi adquirindo espaço, inicialmente de forma isolada por aficionados por automóveis, que transformavam seus veículos em casa, oficinas e lojas de som, com os acessórios disponíveis no mercado, adesivos, etc. No filme “Velozes e Furiosos” o principal alvo de transformações foram os automóveis esportivos japoneses, como:

Mazda RX 7

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Mitsubishi Eclipse 

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Toyota Supra

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O Tuning pelo Mundo

  • Tuning Alemão – dá-se mais importância às alterações mecânicas mas não esquecendo os elementos principais, como as saias laterais, as rodas pequenas e largas com pneus de perfil muito baixo, os para-choques “racing”, e a rebaixada suspensão que deixa o carro quase encostando ao chão.

  • Tuning Francês – é radical, mas neste caso dá-se mais importância às aerografias (vinis e pintura).

  • Tuning Brasileiro – largos body Kits, gigantescas rodas, e uma pintura incluindo os tribais que dão grande estilo ao carro, alterações mecânicas, o nitro, e os neons.

  • Tuning Português – Quando se pensa no tuning português, pensa-se nos carros da Honda Subaru e no alemão BMW,  correrem na Ponte Vasco da Gama a mais de 240km/h, isto não tem nada a ver com Tuning, mas sim com Street Racing. No entanto, há uma ligação direta: foram estas corridas de Street Racing, muitas vezes noticiadas nos telejornais que deram notoriedade à preparação dos automóveis. Em Portugal é difícil realizar o Tuning devido à legislação muito repressiva, mas atualmente já se consegue legalizar facilmente quase todas as modificações de freios e amortecedores. Longe vão os dias que era proibido aplicar uma película nos vidros do carro e que era extremamente difícil legalizar rodas de medida superior à original do carro. A nível de empresas, contamos com Bypower, Fmania, Tuning Party, UP Tuning, Mais Tuning, etc.

  • Tuning Japonês – resume-se a um estilo racing, denominado como JDM (japanese domestic market)

Os antigos também tem seus exemplares que são verdadeiras jóias sobre rodas

Os Brasileiros também mandam bem 

Fonte de consulta: Wikipédia Tuning